Google+ Followers

6 de jul de 2013

VOCE SABE LIDAR COM A ANSIEDADE?

A chave para lidar com o seu estado de ansiedade é aceitá-la totalmente. Permanecer no presente e aceitar a sua ansiedade fazem-na desaparecer. Para lidar com o sucesso com a sua ansiedade você pode usar a estratégia ACALME-SE, de oito passos. Usando-a, você está apto(a) a aceitara sua ansiedade até que ela desapareça.
Aceite a sua ansiedade. Um dicionário define aceitar como "dar consentimento em receber". Concorde em receber a sua ansiedade em seu corpo. Mesmo que pareça absurdo a você no momento, não lute contra ela. Não a rejeite como algo insuportável ou perigoso. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Resistindo a isso você estará prolongando o seu sofrimento. Ao invés disso, flua com ela, desinteressando-se do que vá acontecer.

Contemple a sua ansiedade. Olhe para ela sem julgamento: nem boa, nem má. Apenas observe-a e avalie-a numa escala de 0 a 10. Veja como ela aumenta e diminui. Não se envolva com ela, seja apenas um observador desprendido. Lembre-se você não é a sua ansiedade. Quanto mais você poder se distanciar dela, para apenas observá-la melhor. Em resumo: esteja com ansiedade mas não seja ela.

Aja com sua ansiedade. Continue agindo como se você não estivesse ansioso(a). Diminua o ritmo, a velocidade com que você esteja fazendo suas coisas. Faça tudo bem devagar e mantenha-se ativo(a). Não se desespere, interrompendo tudo para fugir. Se você fugir, a sua ansiedade vai diminuir quando você chegar onde quer, mas o seu medo de fazer as coisas vai aumentar! Se você fizer isso, da próxima vez será pior! Se você continuar fazendo o que está fazendo, a sua ansiedade vai diminuir, dentro de pouco tempo. Continue agindo, bem devagar!

Libere o ar de seus pulmões. Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca. Não sopre, apenas exale o ar lentamente. Descubra o ritmo ideal de sua respiração nesse estilo. Conte até 3 ao inspirar e até 6 ao expirar.

Mantenha os passos anteriores. Repita cada um, passo a passo. Continue a (1) aceitar a sua ansiedade; (2) contemplar a sua ansiedade; (3) fazer o que você fazia; e (4) respirar com calma e suavemente até ela diminuir e atingir um nível confortável. E isso vai acontecer se você continuar repetindo esses quatro passos; aceitar, contemplar, agir e respirar.

Examine seus pensamentos. Você deve estar pensando em coisas catastróficas, antecipando-as como se verdadeiramente elas fossem acontecer agora. Mas você sabe que elas não acontecem. Examine o que você está dizendo e reflita se o que você pensa e mesmo verdade: você tem provas do que você pensa? Há outras possibilidades de interpretar o que lhe está acontecendo? Lembre-se: você está apenas ansioso: isto é desagradável, mas não é perigoso. Você pensa que está em perigo, mas o que você pensa pode não ser verdade, não é?

Sorria, você conseguiu! Você merece todo o crédito e todo o seu reconhecimento por ter esperado e testado suas antecipações. Você conseguiu com seus próprios recursos e seguindo estes passos. Você agora saberá como lidar melhor com esta situação quando ela acontecer de novo.

Espere o melhor. Livre-se do pensamento mágico de que você terá se livrado definitivamente da sua ansiedade. Ela é necessária para você viver a vida. Você sempre terá situações que provoquem ansiedade. O que importa é que você aprendeu a manejá-la. Você se tornou uma pessoa diferente agora: mais consciente, mais realista, mais conhecedora de suas capacidades, mais segura, mais confiante. Não se abata se, em outras ocasiões, você tiver dificuldades em manejá-las, pois toda aprendizagem é difícil.


Fonte: WebMédicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para colocar suas idéias e seus comentários !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se tiver o propósito de reagir, de enxotar os pensamentos
dolorosos e de buscar a alegria, dentro de pouco tempo
tudo terá mudado em sua vida e na da sua família